Quais as principais características das casas inteligentes?

Já definimos o que é uma casa inteligente, chegou o momento de saber quais os principais pontos que elevam a categoria do seu lar ao patamar de Smart Home. São eles:

Controle remoto ou facilitado

Imagina acordar de manhã com o café já prontinho no bule mais um pão quente e fresquinho? Ou voltar para casa à noite sem bater nos móveis até chegar ao interruptor para ligar a luz?

Casas inteligentes têm todas essas e outras soluções, dependendo da sua necessidade ou desejo. Existem sensores de movimento, timers e controles acionados a partir do seu smartphone para muitas das tarefas que facilitam a administração do lar. E o melhor: não é necessário estar presente, executando as tarefas manualmente. Você pode programar tudo de longe, por meio de um aplicativo.

Soluções inteligentes

Só que para poder controlar de forma remota a cafeteira ou a máquina de pão, é preciso contar com soluções e máquinas inteligentes.

Hoje em dia, os eletrodomésticos e portáteis têm cada vez mais possibilidade de programação. Há refrigeradores equipados com computadores nos quais são registradas a entrada e a saída de produtos. O iogurte está perto da validade ou o leite acabou? Ele avisa para você.

Mas as soluções inteligentes não param por aí. A tecnologia das Smart Houses também são aplicadas à casa, focado em soluções sustentáveis. Por exemplo: a água usada no banho pode ser reaproveitada nos vasos sanitários, para dar descarga.

Outra possibilidade está no aproveitamento das diferentes tecnologias para a parte elétrica. Dá para integrar sistemas eólicos e solares para armazenar energia e diminuir o consumo dos meios tradicionais. Uma maravilha!

Quais os benefícios das Smart Houses na rotina familiar?

São inúmeros benefícios, . Confira os principais:

Redução das tarefas domésticas

Ninguém quer perder tempo precioso em casa preso, realizando tarefas domésticas, certo? É preciso aproveitar cada hora em família, com os amigos. Afinal, você não investiu para ficar lavando louça, conferindo os itens da geladeira ou esperando a máquina de lavar terminar o ciclo, não é mesmo?

Reduzir o tempo que passamos nas rotinas domésticas é um dos maiores benefícios da automação residencial. Assim, você organiza a rotina para incluir mais momentos de lazer, deixando as máquinas fazendo o trabalho pesado.

Maior economia no lar

Outro ponto positivo da Smart House diz respeito às contas. Acabaram-se as desculpas de lâmpadas ligadas durante o dia inteiro ou pela noite adentro por esquecimento. Basta colocar sensores para que as lâmpadas apenas acendam quando houver movimento, liguem apenas ao escurecer ou mesmo programar para que sejam desligadas depois de certo horário.

Maior segurança do lar

Abordamos muitas questões que envolvem a rotina do lar, porém, um outro benefício das Smart Houses é a segurança. Existem circuitos sem fio e que podem ser controlados de qualquer lugar. Viajou e recebeu uma mensagem de um vizinho que disse ter percebido um movimento suspeito dentro da sua casa? Você checa o circuito de câmeras e aciona a PSP, caso necessário.

Além disso, já que é possível programar e controlar as luzes e o som, criando a sensação de que tem gente em casa mesmo quando estiver fora a trabalho ou curtindo as férias, com luzes em diferentes ambientes e até mesmo ligando a TV ou o som em períodos específicos.

Conforto e qualidade de vida

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a tecnologia como forte aliada do nosso bem-estar. Investir em soluções que facilitem a administração da rotina tira dos seus ombros o peso de pequenos afazeres que estressam e consomem o tempo que temos para sermos felizes.

Inovações que diminuam as contas e garantam um dia a dia mais leve são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e proporcionar o descanso do corpo e da mente. Assim, você consegue superar os obstáculos que já existem e transformar cada minuto no lar em momento de prazer.

Gostou de descobrir mais sobre o investimento em tecnologia e aproveitar tudo o que uma Smart House tem a oferecer? Esperamos que sim!

Para outras dicas de bem-estar, assine a nossa newsletter gratuita e receba no seu e-mail todos os meses mais conteúdos com este.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *